terça-feira, 22 de julho de 2008

O desequilíbrio do trabalho


Faz sentido trabalhar tanto? Qual o propósito final do trabalho? Sobreviver? Porque será que trabalhamos tanto? Bem no passado homens caçavam e as mulheres tomavam conta das crianças e da casa. Era uma questão de sobrevivência. As coisas foram mudando e surgiram as profissões, as especializações. Pelo menos eu acho que foi assim. O fazendeiro trocava milho por roupa. O alfaiate trocava roupa por uma cadeira e assim vai. Hoje trocamos informação por dinheiro e o dinheiro se transforma em casa, roupa, comida, viagens, videogames, etc. O que me causa um certo transtorno é que hoje não fica claro o propósito do trabalho. Será que vale a pena trabalhar todas essas horas pra comprar uma televisão nova? Quando você caça um bicho pra comer o motivo do trabalho é óbvio. Agora quando você trabalha dentro de um escritório 8h por dia vendo planilha, qual o objetivo? Enriquecer o dono da empresa para que ele possa comprar uma ilha? Mas pra que que ele quer uma ilha, mesmo? É meio esquisito tudo isso. Ficar sem fazer porra também acredito que não seja a resposta. Até porque você morreria de fome. Será que existe algum trabalho realmente agradável? ou será que a própria definição de trabalho implica em algo que não seja divertido? A rotina do trabalho é algo bom ou ruim? Muitas vezes trabalha-se mais que o necessário, sem saber direito porque, sem saber o motivo e sem parar para pensar e entender. Na minha opinião isso gera um gigantesco desequilíbrio. Eu acredito que viver é um presente, um dom, algo extraordinário. Quando você pensa assim, passar 8h por dia trabalhando para o seu chefe comprar uma ilha passa a não fazer muito sentido. Você deve estar pensando que eu exagero ou que eu valorizo demais as coisas. Que estou reclamando de barriga cheia. Eu não estou reclamando, estou apenas tentando entender. Sim, eu sei, existem muitas pessoas que dariam de tudo para ao menos ter um emprego ou ter o que comer. É bizzaro e incompreensível pensar que existem pessoas morrendo de fome e de frio e não vou nem entrar nesse assunto, ao menos não agora. Talvez eu esteja só tentanto achar um propósito pra tudo. As vezes sinto que quanto mais eu penso, menos eu sei.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog